Lar de Idosos - Pólo I

II. Admissão

O Lar Nossa Senhora do Carmo (estabelecimento I), tem capacidade para 78 utentes, estando repartidos da seguinte forma: sector I com 23 utentes e sector II com 55 utentes. Os dois sectores dispõem de 33 quartos (duplos e triplos), 27 WCs, 2 salas de convívio, 3 salas de reuniões, 3 refeitórios, consultório (enfermagem e médico) e capela.


-* As inscrições são feitas por meio de uma ficha de inscrição que deve ser preenchida de forma clara e completa.


Documentos  a apresentar no acto de admissão
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte
  • Fotocópia do Cartão de Beneficiário
  • Fotocopia do Cartão de utente do S.N.S./outro
  • Declaração médica detalhada em que conste todo o historial clínico do utente e terapêutica actual.
  • Atestado médico como o utente não é portador de doenças infecto-contagiosas.
  • Comprovativo do valor dos rendimentos do utente.
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade do familiar responsável
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte do familiar responsável.
 * Na admissão é feito um contrato entre a Instituição e o responsável pelo utente, bem como um termo de responsabilidade a assinar pelo responsável do utente.


* A entrada do utente admitido no estabelecimento deverá ocorrer de Segunda a Sexta, com excepção de fins de semana e feriados, das 10h00m às 17h00m.


* Material necessário que o utente tem que trazer para a instituição:
  • 2 conjuntos de lençóis e 2 jogos de banho
  • Almofada
  • 1 resguardo plastificado
  • 1 bacia
  • Produtos de higiene ( inclusive 1 esponja)
  • Roupa prática (dependentes: fatos de treino, calças/saias com cordão ou elástico, sapatos confortáveis, …)
  • Medicamentos
Toda a roupa deverá vir devidamente marcada com um n.º que a instituição atribuir ao utente, visto a mesma não se responsabilizar por a perda ou estrago da roupa que não estiver marcada.


II. Funcionamento

Horário de Funcionamento
Este estabelecimento funciona em período diurno e nocturno de segunda a domingo.

Horário de Visitas
O utente pode receber diariamente as visitas de familiares ou amigos, no período compreendido entre: 11h00m às 12h00m /16h00m às 18h30m

Caso o Familiar não possa visitar o utente nas horas estipuladas, deve apresentar por escrito o motivo pelo qual não o pode fazer e entregar na recepção, para ser apreciado pela direcção.

Horário de Atendimento para Familiares
Existe um horário de atendimento das Técnicas de Serviço Social e do Director da Instituição, do qual podem usufruir sempre que necessitarem. Este atendimento é feito das 16h00 às 17h30m, às Terças-feiras, para a Técnica.

Serão dadas diariamente todas as informações referentes ao utente por via telefónica.


Horário dos Serviços Administrativos
2ª a 6ª  - Das 9h às 18h30m

Serviços Prestados
O estabelecimento prestará ao idoso em internamento durante 24h, todos os cuidados de alimentação, higiene e conforto. Para além destes cuidados, existem também os serviços de fisioterapia, de enfermagem, apoio psicológico, social e ocupação dos tempos livres diários e de medicina geral. A instituição apenas acompanha os utentes dentro da cidade de Beja, numa ida ao hospital, centro de saúde e a consultas privadas. Será assegurado também o tratamento de roupas devidamente marcadas.


Mensalidade

Nas admissões feitas até ao dia 15 será cobrada a mensalidade na totalidade, depois do dia 15 só será cobrado metade do seu valor.

A mensalidade inclui todos os serviços referidos no ponto anterior. Fora desta está todo o material de enfermagem, medicação, fraldas, resguardos e inclusive todas as consultas a médicos particulares e exames complementares. Todas as deslocações efectuadas através de ambulâncias e transportes públicos, o pagamento é da responsabilidade do utente/familiar.


Faltas e Desistências
Sempre que o utente pretenda ausentar-se por qualquer motivo, deverão os familiares ou o próprio informar previamente a instituição. Independentemente do tempo da ausência, o utente terá que assegurar a reserva do quarto através da mensalidade.

Em caso de falecimento do utente a mensalidade será nos seguintes termos:

Até ao dia 15 será cobrado meio mês, a partir do dia 15 será cobrado o mês inteiro.

A Instituição só se responsabilizará por objectos e valores dos utentes que sejam entregues à sua guarda.

Quando qualquer utente perturbar o funcionamento da Instituição, o assunto será levado a conhecimento da Direcção que tomará convenientemente a resolução do mesmo, incluído se for caso disso, a saída do utente da Instituição.