terça-feira, 24 de março de 2020

Caros Pais e Encarregados de Educação




Na situação actual que estamos a viver, parece que uma tempestade assolou o mundo. Neste momento precisamos de conforto, de uma voz que se levante e nos diga que tudo ficará bem. Temos um Deus que cuidará de nós, talvez não de forma clara, como desejaríamos, mas de forma silenciosa e serena. Ele está presente em todos aqueles que estão a dar a vida para cuidar dos doentes, nos esforços de tantos para combater este inimigo comum e sem rosto, naqueles que todos os dias providenciam para que não nos falte o essencial, naqueles que tentam para que tudo possa voltar à normalidade quando a tempestade passar.
Neste tempo em que somos convidados a estar em casa, aproveitemos para entrar dentro de nós e olhar para a nossa vida e certamente encontrar evidências dessa presença amorosa de Deus que nos ama sempre!
Pode ser cliché pensar apenas no negativo, porque as incertezas são muitas, as notícias são avassaladoras, mas com calma, confiança e serenidade vamos levar tudo a bom porto.
Relativamente à nossa instituição, a quem muitos pais e encarregados de educação confiaram os seus queridos e amados filhos, queremos garantir que não estamos de braços cruzados e dentro de tudo aquilo que nos é possível, estamos a tentar encontrar soluções para que a sustentabilidade das vossas famílias seja também uma prioridade nossa.
Deste modo, e face a tantas dúvidas por todos suscitadas, a Direção tomou a decisão de reduzir as mensalidades.
Esta decisão teve por base a solidariedade, mas também a subsidiariedade e a sustentabilidade da nossa, e vossa, instituição.
Existindo a possibilidade de risco nalguns postos de trabalho, o não pagamento de impostos legais, o não pagamento a fornecedores e demais, apelamos à vossa compreensão.
É também do nosso conhecimento que alguns de vós sofreram redução salarial neste período, para que os vossos filhos possam ficar em segurança uma vez que os estabelecimentos se encontram encerrados.
Deste modo, por deliberação da Direção desta Instituição, tendo por base dados contabilísticos, foi decidida uma redução de 25% nas mensalidades dos vossos filhos, referente aos gastos com a alimentação e consumíveis, por cada mês de encerramento.
Estes cálculos foram devidamente ponderados, na certeza de que se trata de uma situação transitória e não permanente.
Assim sendo, apelamos à pontualidade no pagamento das mensalidades de Março que se encontram por liquidar, por transferência bancária, uma vez que a redução dos 25% terá efeito no mês de Abril tendo em conta os 15 dias de Março e os 15 dias de Abril.
Esta redução irá manter-se, caso o infantário continue encerrado.
Relativamente aos utentes que frequentam a resposta social de CATL devem considerar, alem dos 25% de desconto, também a isenção do pagamento dos transportes, uma vez que não usufruíram dos mesmos.

Porque o barco é só um e em tempos incertos, deixamos-vos com uma oração de confiança (autoria de Bruno Forte):
Senhor Jesus, Salvador do mundo,
esperança que nunca nos desilude,
tem piedade de nós
e livra-nos de todo o mal!
Pedimos-Te para vencer
o flagelo deste vírus
que se está difundindo,
curar os doentes, preservar os sãos,
apoiar quem trabalha
pela saúde de todos.
Mostra-nos o Teu Rosto de misericórdia
e salva-nos pelo Teu grande amor.
Nós to pedimos
por intercessão de Maria,
Tua e nossa Mãe,
que com fidelidade nos acompanha.
Tu que vives e reinas
pelos séculos dos séculos.
Ámen.

Com votos de que todos estejam bem, permaneçamos unidos com fé e repletos de confiança e otimismo.
Beja, 24 de Março de 2020
Saudações fraternas,
A Direção
Honorato Augusto Martins (Pe Henrique)
Edmundo Bragança de Sá
Raquel Leonor da Silva Veloso
Maria das Mercês Nascimento
Francisco Nuno Trindade