domingo, 29 de abril de 2012

CPSS colabora em Mestrado de Psicogerontologia Comunitária


A convite do Prof. Doutor João Leal, docente no Mestrado de Psicogerontologia Comunitária na Escola Superior de Educação de Beja, o CPSS representado pelo Técnico de Desporto contribuiu com o seu testemunho sobre a realidade do idoso institucionalizado.

Procurou-se elucidar as mestrandas sobre o percurso do idoso desde que é admitido na Instituição, até presenciar as sessões de Actividade Física Adaptada à Terceira Idade ou de Estimulação Motora.

Focaram-se principalmente as sinergias entre os técnicos e as suas especialidades (Assistentes Sociais, Psicóloga Clínica, Médicas Assistentes, Fisioterapeuta, Animadoras Socioculturais e Auxiliares) desde o processo de Acolhimento do Idoso, passando pelo Planeamento na elaboração de um Plano Individual para cada Idoso, onde destacamos: Plano de Cuidados Pessoais e de Saúde, Plano de Nutrição e Alimentação, Plano das Actividades Instrumentais da Vida Quotidiana e do Apoio Psicossocial, e o Plano das Actividades Ocupacionais e de Desenvolvimento Pessoal (em que se inserem a Actividade Física Adaptada e a Estimulação Motora).

Demonstrou-se ainda o funcionamento de algumas ferramentas informáticas criadas pelo CPSS que ajudam e potenciam o funcionamento de todos os processos.

Sem comentários: