quarta-feira, 27 de maio de 2020

Reabertura CATL - 1 de Junho


Caros pais e encarregados de educação,

No âmbito do plano de desconfinamento publicado pelo Governo a 30 de Março de 2020, vem a Direcção do Centro Paroquial do Salvador, informar que a reabertura do nosso CATL será no próximo dia 1 de Junho de 2020 e dar a conhecer as novas normas de conduta do CATL, medidas de prevenção e controlo de transmissão da COVID-19, que implicam a alteração de algumas regras anteriormente aplicadas.
É de conhecimento de todos, que o objectivo do funcionamento do CATL, consiste em dar apoio nas interrupções lectivas (férias) e extensões de horário, o que não responde à actual necessidade de dar apoio às aulas “on-line”.
Embora pese esta nossa impossibilidade por motivos de recursos necessários insuficientes, consideramos primordial darmos resposta às exigências da DGS, nomeadamente o afastamento entre as crianças, que deverão ser organizadas por grupos pequenos nas diversas salas, implicando mais recursos humanos e mais salas devidamente equipadas .
No entanto, a decisão da reabertura nesta fase lectiva foi muito ponderada e avaliada de forma a concluirmos que tipo de apoio poderá ser prestado aos pais, implicando assim, o funcionamento a 100% da resposta.
Serão recrutados todos os colaboradores afectos a esta valência, porque todos serão necessários, pois acresce a necessidade redobrada de desinfecção dos espaços, objectos, materiais. Acresce ainda a necessidade de uma vigilância mais adequada em tempos de pandemia.
Deste modo, foi decidido apoiar as aulas da telescola, ajuda na execução de trabalhos que venham devidamente impressos, almoço e lanche.
Estamos cientes que esta oferta de serviços não responde à actual necessidade de muitas famílias, contudo, não podemos assumir a responsabilidade pelo encerramento das escolas.
Face ao exposto, a Direcção decidiu atribuir um desconto de 25% a todas as crianças que irão ficar em casa. Temos a informação de que muitos pais estão a usufruir da medida especial de apoio para poderem apoiar os seus filhos condignamente, sendo que outros terão que regressar às suas actividades profissionais.
Não foi uma decisão fácil, pelo que desde já, agradecemos toda a compreensão e confiança que em nós será depositada.
Esta pandemia trouxe muitos receios e alterações no nosso dia-a-dia, por isso, queremos realçar junto dos pais, que a responsabilidade de acolhermos os vossos filhos será sempre de forma partilhada, implicando que todas as regras sejam cumpridas de forma rigorosa, assim como as medidas definidas pelo Governo no que diz respeito ao dia a dia nas vossas casas.
Com todas estas medias, queremos garantir que faremos de tudo para proteger os vossos filhos, durante o tempo que estes irão permanecer na nossa Instituição não devendo as mesmas ser desvalorizadas nem negligenciadas a partir do momento em que as crianças regressam a casa.
De forma a tranquilizar-vos,informamos ainda, que a Instituição dispõe de um Plano de Contingência, assim como de todo o material necessário para a sua execução e todos os funcionários estão devidamente capacitados e informados sobre as respectivas formas de actuação, de forma a cumprir rigorosamente as orientações da DGS.
Pedimos aos pais/encarregados de educação, que caso exista alguma informação de factos relativos a doenças ou contactos com casos suspeitos, por parte de todos os intervenientes da nossa Instituição, nomeadamente familiares dos nossos clientes, apelamos à sua partilha na prestação dessa informação.
Uma vez que estamos a viver uma nova realidade, apresentamos as novas regras que devem ser cumpridas escrupulosamente:
  • Horário de Funcionamento
O CATL inicialmente irá funcionar das 7h30m às 19h, no entanto, as crianças só devem permanecer na instituição pelo período estritamente necessário. Para o efeito deverão os pais informar a equipa do CATL do horário de permanência da criança.
A criança deverá ser entregue no período da manhã entre as 7h30m e as 8h45m (este horário deve ser feito até ao dia 26 de Junho) durante o tempo de férias a entrega deverá ser feita entre as 7h30m e as 9h30m.
  • Acolhimento
De modo a evitar cruzamentos entre pessoas de outros sectores (crianças, idosos, colaboradores e fornecedores) foram criados “sectores” que funcionarão isoladamente.
O CATL pertence ao Sector IV: Será o acesso a este sector feito pela porta da catequese. (situada ao lado da porta do salão de festas – Fitsalvador)
ü  O acesso aos pais está interdito pelo que devem tocar à campainha deste sector quando vierem entregar ou buscar as crianças.
ü  Os pais deverão usar máscara quando vêm entregar ou buscar as crianças.
ü  As crianças a partir dos seis anos devem trazer mascara de casa, para ser utilizada durante o tempo de permanência na Instituição.
ü  A entrega das crianças deve ser feita preferencialmente pela mesma pessoa que irá buscá-la ao fim do dia.
ü  Deve privilegiar-se o transporte individual das crianças pelos pais até à Instituição.
ü  Não podem entrar crianças com qualquer tipo de doença.
ü  Antes de entrar na Instituição a auxiliar/educadora avaliará a temperatura da criança, de seguida far-se-á a desinfecção dos sapatos, das mãos da mesma e as crianças terão de trocar de sapatos.
  • Material Necessário
Aos pais pede-se que não deixem as crianças levar brinquedos ou outros objectos não necessários de casa para o CATL (ex: mochilas, sacos, etc.) Todos os objectos permitidos a entrar no CATL devem ir num saco descartável (plástico ou papel), devidamente desinfectados.
ü  Máscara (colocada antes de entrar no CATL).
ü  Todos os dias a criança deve trazer roupa devidamente lavada
ü  Devem trazer lenços de papel todos os dias
ü  Trazer uma garrafa de água nova todos os dias, devidamente identificada.
ü  Trazer um par de sapatos suplente para utilizar apenas dentro da instituição, que ficará na instituição durante toda a semana e que irá para casa na sexta-feira para ser devidamente desinfetado
ü  Saco de plástico desinfetado para guardar os sapatos que vêm da rua
ü  Trazer um estojo com lápis de carvão, lápis de cor, marcadores, afia, borracha, régua, tesoura (para que fique na instituição, não haja partilha de materiais, estes sejam de uso exclusivo e serão desinfectados após cada utilização) para quem já tem alguns destes materiais no CATL trará apenas os materiais que estão em falta.
  • Comunicação
Os pais e a equipa devem assegurar a passagem da informação relativa à criança preferencialmente através de canais digitais ou do contacto da Instituição.
  • Serviços prestados
Até terminar o ano lectivo e tendo em conta que a realidade do CATL se tem de adequar a estes novos tempos de mudança, ao nível do ensino do 1º e 2º Ciclos, o CATL assegurará:
ü  Assistir as aulas da telescola (em pequenos grupos, consoante os horários das mesmas)
ü  Realização dos trabalhos enviados pelas professoras, que venham: impressos, em manuais, word e powerpoint
ü  Almoço/Lanche

O Plano de Contingência está publicado no site www.cpssbeja.pt

Estamos sempre ao vosso dispor,

Com os nossos melhores cumprimentos

Beja, 27 de Maio de 2020
A Direcção 
Henrique Martins 
Edmundo de Sá 
Raquel Veloso 
Francisco Trindade 
Mercês Nascimento

Sem comentários: