sexta-feira, 15 de maio de 2020

Reabertura da nossa Creche


Caros pais e encarregados de educação,

No âmbito do plano de desconfinamento publicado pelo Governo a 30-04-2020, vem a Direcção do Centro Paroquial e Social do Salvador, informar que a reabertura da nossa Creche será no próximo dia 18 de Maio de 2020 e dar a conhecer as novas normas de conduta da creche, medidas de prevenção e controlo da transmissão da COVID-19, que implicam a alteração de algumas regras anteriormente aplicadas.

Conhecemos os vossos receios, que são também os nossos e foi depois de diversas reuniões de uma equipa proactiva e dinâmica que delineamos melhores estratégias e procedimentos de intervenção neste âmbito de pandemia.

Queremos tranquilizar-vos, informando que dispomos de um Plano de Contingência, todo o material necessário para a sua execução, bem como todos os funcionários estão devidamente capacitados e informados sobre as respectivas formas de actuação, de modo a cumprir rigorosamente a orientação da DGS N.º 025/2020 – “Medidas de Prevenção e Controlo em Creches, Creches Familiares e Amas”.

Os funcionários ao serviço na creche e serviços comuns foram submetidos ao rastreio à COVID-19 .

Admitimos que o cumprimento das normas da DGS criou algum receio e, inicialmente, pareceu-nos impraticável.
No entanto, avaliámos toda a estrutura física e de recursos humanos e consideramos ter bastante potencial que foi devidamente aproveitado de modo a dar a melhor resposta possível. Salientamos a dimensão dos espaços exteriores e das nossas salas, a criatividade de toda a equipa envolvida, a vontade e o empenho, que foram e serão sempre os grandes pressupostos para uma boa prossecução dos nossos serviços.

No entanto, queremos salientar junto dos pais, que esta responsabilidade de acolhermos os vossos filhos será sempre PARTILHADA, implicando, assim, o rigoroso cumprimento das nossas regras, bem como das medidas definidas pelo Governo no que respeita ao dia-a-dia nas vossas casas.

Faremos de tudo para garantir a protecção dos vossos filhos na nossa Instituição, que não deve ser desvalorizada ou descontinuada a partir do momento em que regressam a casa.

É certo que estamos a lidar com crianças e que, apesar de estarmos a assumir uma vigilância permanente não podemos garantir a 100% o nosso sucesso.

Caso exista qualquer informação de factos relativos a doenças ou contactos com casos suspeitos, por parte de todos os intervenientes da nossa Instituição, nomeadamente familiares dos nossos clientes, apelamos à sua partilha na prestação dessa informação.

Estamos perante uma nova realidade que, em conjunto, saberemos encontrar o melhor caminho!
Deste modo, apresentamos as regras que devem cumprir ESCRUPULOSAMENTE:

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
A creche inicialmente irá funcionar das 7h30 às19h, no entanto, as crianças não devem permanecer por período superior ao estritamente necessário. Para o efeito deverão os pais informar a equipa da sala do horário de permanência da criança.
A criança deverá ser entregue no período da manhã entre as 7h30 e as 9h30H.

ACOLHIMENTO E ENTREGA DA CRIANÇA
De modo a evitar cruzamentos entre pessoas de outros sectores (crianças, idosos, colaboradores, fornecedores) foram criados “sectores” que funcionarão isoladamente durante o dia, assim como a circulação e entradas das crianças para os respectivos sectores será feita separadamente.

ü  Sector I será a “ilha”, onde estão situados os três berçários e as 2 salas de 1 ano.
A entrada para este sector será pelo portão pequeno que está situado ao lado do portão grande por onde circulavam as carrinhas do CATL (que actualmente não acontece). Rua DR Teófilo de Braga nº 49, onde está situado o nosso “lar residencial”. O portão encontra-se na descida imediatamente a seguir ao final do edifício branco e rosa. Nesse portão encontram uma campainha que devem utilizar para chamar a auxiliar/educadora.
ü  Sectores II serão as 3 salas de 2 anos e 1 sala de 1 ano .
A entrada para este sector será pelo portão cinzento, onde se encontra o guiché da secretaria. Situado ao lado do leitor digital está uma campainha com videoporteiro que deverão tocar para chamar a auxiliar/educadora.
ü  Sectores III Será o acesso ao pré-escolar pela porta habitual (ainda encerrada)
ü  Sectores IV Será o acesso ao CATL pela porta catequese (ainda encerrada)
ü  O acesso aos pais está interdito pelo que em todos os sectores devem SEMPRE tocar à campainha.
ü  Os pais deverão usar máscara quando entregarem a criança.
ü  A entrega das crianças deve ser feita preferencialmente pela mesma pessoa que irá busca-la ao fim do dia.
ü  Deve privilegiar-se o transporte individual das crianças pelos pais até à instituição.
ü  As cadeirinhas de transporte ou “ovo” utilizadas no transporte das crianças não podem entrar nas instalações da creche.
ü  Não podem entrar crianças com qualquer tipo de doença.
ü  Antes de entrar na instituição a auxiliar/educadora avaliará a temperatura da criança.
ü  Os pais devem informar a equipa sobre o contacto da criança com outras pessoas que tenham manifestado qualquer tipo de doença.

·         MATERIAL NECESSÁRIO
Aos pais pede-se que não deixem as crianças levar brinquedos ou outros objectos não necessários de casa para a creche (ex; mochilas/sacos de casa). Todos os objectos permitidos a entrar na creche devem ir num saco descartável (plástico ou papel),devidamente desinfectado.
ü  Apenas devem levar um copo ou biberão para a água que será devidamente desinfectado na instituição;
ü  Duas mudas de roupa lavada;
ü  Sempre que vá roupa suja para casa, esta deverá ser lavada a 60º. A roupa suja deve ir para casa em saco plástico, fechado;
ü  Fraldas, toalhitas, chupetas e outros objectos só os estritamente necessários;
ü  Sapatos para serem utilizados dentro das salas que serão levados à sexta-feira para casa para serem devidamente desinfectados;
ü  Apela-se à desinfecção das roupas e chupetas da criança diariamente;
ü   
·         COMUNICAÇÃO
O diário da creche deixará de circular. Os pais e a equipa devem assegurar a passagem da informação relativa à criança sempre que possível, canais digitais, ou contacto da instituição.




Estaremos sempre ao vosso dispor,


Com os nossos melhores cumprimentos

Pela direcção
Honorato Martins
Edmundo de Sá 
Raquel Veloso 
Mercês Nascimento 
Francisco Trindade

Nota:(Os nomes das educadoras foram retirados nesta publicação no âmbito do RGPD)

Sem comentários: