Caros pais e
encarregados de educação,
No âmbito do plano de desconfinamento
publicado pelo Governo a 30-04-2020, vem a Direcção do Centro Paroquial e
Social do Salvador, informar que a reabertura da nossa Creche será no próximo dia
18 de Maio de 2020 e dar a conhecer as novas normas de conduta da creche, medidas
de prevenção e controlo da transmissão da COVID-19, que implicam a alteração de
algumas regras anteriormente aplicadas.
Conhecemos os vossos receios, que são também os
nossos e foi depois de diversas reuniões de uma equipa proactiva e dinâmica que
delineamos melhores estratégias e procedimentos de intervenção neste âmbito de
pandemia.
Queremos tranquilizar-vos, informando que
dispomos de um Plano de
Contingência, todo o material necessário para a sua execução, bem como todos os
funcionários estão devidamente capacitados e informados sobre as respectivas
formas de actuação, de modo a cumprir rigorosamente a orientação da DGS N.º 025/2020 – “Medidas de Prevenção e
Controlo em Creches, Creches Familiares e Amas”.
Os funcionários ao serviço na creche e serviços
comuns foram submetidos ao
rastreio à COVID-19 .
Admitimos que
o cumprimento das normas da DGS criou algum
receio e, inicialmente, pareceu-nos impraticável.
No entanto, avaliámos toda a estrutura física e
de recursos humanos e consideramos ter bastante potencial que foi devidamente
aproveitado de modo a dar a melhor resposta possível. Salientamos a dimensão dos espaços exteriores e das nossas salas, a
criatividade de toda a equipa envolvida, a vontade e o empenho, que foram e
serão sempre os grandes pressupostos para uma boa prossecução dos nossos
serviços.
No entanto, queremos salientar junto dos pais,
que esta responsabilidade de acolhermos os vossos filhos será sempre PARTILHADA, implicando, assim, o
rigoroso cumprimento das nossas regras, bem como das medidas definidas pelo Governo no que respeita ao dia-a-dia nas vossas casas.
Faremos de tudo para garantir a protecção dos
vossos filhos na nossa Instituição, que não deve ser desvalorizada ou
descontinuada a partir do momento em que regressam a casa.
É certo que estamos a lidar com crianças e que,
apesar de estarmos a assumir uma vigilância permanente não podemos garantir a
100% o nosso sucesso.
Caso exista qualquer
informação de factos relativos a doenças ou contactos com casos suspeitos, por
parte de todos os intervenientes da nossa Instituição, nomeadamente familiares
dos nossos clientes, apelamos à sua partilha na prestação dessa informação.
Estamos perante uma nova realidade que, em
conjunto, saberemos encontrar o melhor caminho!
Deste modo, apresentamos as regras que devem
cumprir ESCRUPULOSAMENTE:
HORÁRIO
DE FUNCIONAMENTO
A
creche inicialmente irá funcionar das 7h30 às19h, no entanto, as crianças não
devem permanecer por período superior ao estritamente necessário. Para o efeito
deverão os pais informar a equipa da sala do horário de permanência da criança.
A
criança deverá ser entregue no período da manhã entre as 7h30 e as 9h30H.
ACOLHIMENTO
E ENTREGA DA CRIANÇA
De
modo a evitar cruzamentos entre pessoas de outros sectores (crianças, idosos,
colaboradores, fornecedores) foram criados “sectores” que funcionarão isoladamente
durante o dia, assim como a circulação e entradas das crianças para os respectivos sectores será
feita separadamente.
ü Sector I
será a “ilha”, onde estão situados os três berçários e as 2 salas de 1 ano.
A
entrada para este sector será pelo portão pequeno que está situado ao lado do
portão grande por onde circulavam as carrinhas do CATL (que actualmente não
acontece). Rua DR Teófilo de Braga nº 49, onde está situado o nosso “lar
residencial”. O portão encontra-se na descida imediatamente a seguir ao final
do edifício branco e rosa. Nesse portão encontram uma campainha que devem
utilizar para chamar a auxiliar/educadora.
ü Sectores II serão
as 3 salas de 2 anos e 1 sala de 1 ano .
A entrada para este sector será pelo portão cinzento, onde se encontra o guiché
da secretaria. Situado ao lado do leitor digital está uma campainha com
videoporteiro que deverão tocar para chamar a auxiliar/educadora.
ü Sectores III Será
o acesso ao pré-escolar pela porta habitual (ainda encerrada)
ü Sectores IV Será
o acesso ao CATL pela porta catequese (ainda encerrada)
ü O
acesso aos pais está interdito pelo que em todos os sectores devem SEMPRE tocar
à campainha.
ü Os
pais deverão usar máscara
quando entregarem a criança.
ü A
entrega das crianças deve ser feita preferencialmente pela mesma pessoa que irá
busca-la ao fim do dia.
ü Deve
privilegiar-se o transporte individual das crianças pelos pais até à
instituição.
ü As
cadeirinhas de transporte ou “ovo” utilizadas no transporte das crianças não
podem entrar nas instalações da creche.
ü Não
podem entrar crianças com qualquer tipo de doença.
ü Antes
de entrar na instituição a auxiliar/educadora avaliará a temperatura da criança.
ü Os
pais devem informar a equipa sobre o contacto da criança com outras pessoas que
tenham manifestado qualquer tipo de doença.
·
MATERIAL
NECESSÁRIO
Aos
pais pede-se que não deixem as crianças levar brinquedos ou outros objectos não
necessários de casa para a creche (ex; mochilas/sacos de casa). Todos os
objectos permitidos a entrar na creche devem ir num saco descartável (plástico
ou papel),devidamente desinfectado.
ü Apenas
devem levar um copo ou biberão para a água que será devidamente desinfectado na
instituição;
ü Duas
mudas de roupa lavada;
ü Sempre
que vá roupa suja para casa, esta deverá ser lavada a 60º. A roupa suja deve ir
para casa em saco plástico, fechado;
ü Fraldas,
toalhitas, chupetas e outros objectos
só os estritamente necessários;
ü Sapatos
para serem utilizados dentro das salas que serão levados à sexta-feira para
casa para serem devidamente desinfectados;
ü Apela-se
à desinfecção das roupas e chupetas da criança diariamente;
ü
·
COMUNICAÇÃO
O
diário da creche deixará de circular. Os pais e a equipa devem assegurar a
passagem da informação relativa à criança sempre que possível, canais digitais,
ou contacto da instituição.
O plano de contingência <---- CLIQUE
Estaremos
sempre ao vosso dispor,
Com os
nossos melhores cumprimentos
Pela
direcção
Honorato Martins
Edmundo de Sá
Raquel Veloso
Mercês Nascimento
Francisco Trindade
Nota:(Os nomes das educadoras foram retirados nesta publicação no âmbito do RGPD)
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