quarta-feira, 27 de maio de 2020

Reabertura PRÉ-ESCOLAR - 01 DE JUNHO


Caros pais e encarregados de educação,

No âmbito do plano de desconfinamento publicado pelo Governo a 30-04-2020, e em cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), vem a Direção do Centro Paroquial e Social do Salvador, informar que a reabertura do nosso Pré-escolar será no próximo dia 1 de Junho de 2020 e dar a conhecer as novas normas de conduta do Pré-escolar, medidas de prevenção e controlo da transmissão da COVID-19, que implicam a alteração de algumas regras anteriormente aplicadas.

Conhecemos os vossos receios, que são também os nossos e foi depois de diversas reuniões de uma equipa proactiva e dinâmica que delineamos as melhores estratégias e procedimentos de intervenção neste âmbito de pandemia.

Queremos tranquilizar-vos, informando que dispomos de um Plano de Contingência, de todo o material necessário para a sua execução, bem como todos os funcionários estão devidamente capacitados e informados sobre as respetivas formas de atuação, de modo a cumprir rigorosamente as orientações da DGS.

Admitimos que o cumprimento das normas da DGS desenvolveu algum receio, no entanto, avaliada toda a estrutura física e de recursos humanos, consideramos ter bastante potencial que foi devidamente aproveitado de modo a dar a melhor resposta possível. Salientamos a imensidão dos espaços exteriores, a dimensão das nossas salas, a criatividade de toda a equipa envolvida, a vontade e o empenho, que foram e serão sempre os grandes pressupostos para uma boa prossecução dos nossos serviços.

No entanto, queremos salientar junto dos pais, que esta responsabilidade de acolhermos os vossos filhos será sempre PARTILHADA, implicando assim o rigoroso cumprimento das nossas regras, bem como as medidas definidas pelo Governo no que respeita ao dia-a-dia nas vossas casas.
Faremos de tudo para garantir a protecção dos vossos filhos na nossa Instituição, que não deve ser desvalorizada ou descontinuada a partir do momento que saem da instituição.

É certo que estamos a lidar com crianças e que apesar de estarmos a assumir uma vigilância permanente não podemos garantir a 100% o nosso sucesso, se existir qualquer tipo de omissão de factos relativos a doenças ou contactos com casos suspeitos por parte de todos os intervenientes na nossa Instituição, nomeadamente familiares de todos os nossos clientes, pelo que apelamos a uma sintonia de na prestação da informação.
“Pese, embora, a recomendação atual de distanciamento físico, não podemos perder de vista a importância das aprendizagens e do desenvolvimento das crianças, bem como a garantia do seu bem-estar e direito de brincar. É também essencial considerar que as interações e as relações que as crianças estabelecem com os adultos e com as outras crianças são a base para a sua aprendizagem e desenvolvimento.”
Estamos perante uma nova realidade que em conjunto saberemos encontrar o melhor caminho!

Deste modo, apresentamos as regras que devem cumprir escrupulosamente:
·         HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
ü  O Pré-escolar irá funcionar das 7h30 às 19h, no entanto as crianças não devem permanecer por período superior ao estritamente necessário, para o efeito deverão os pais informar a equipa da sala o horário da permanência da criança.
ü  A criança deverá ser entregue no período da manhã entre as 7h30 e as 9h30H.

·         ACOLHIMENTO E ENTREGA DA CRIANÇA
De modo a evitar cruzamentos entre pessoas de outros sectores (crianças, idosos, colaboradores, fornecedores) foram criados “sectores” que funcionarão isoladamente durante o dia, assim como a circulação e entradas das crianças para os será feita separadamente.

ü  O Sector III Será o acesso ao Pré-escolar, feito unicamente pela porta habitual do acolhimento.
ü  O acesso aos pais está interdito, pelo que em todos os sectores devem SEMPRE tocar à campainha.
ü  Os pais deverão entregar a criança de mascara.
ü  A entrega das crianças deve ser feita, preferencialmente, pela mesma pessoa que a irá buscar ao fim do dia.
ü  Deve privilegiar-se o transporte individual das crianças pelos pais até à instituição.
ü  Não podem entrar crianças com qualquer tipo de doença.
ü  Antes de entrar na instituição a auxiliar/educadora avaliará a temperatura da criança.
ü  Os pais devem informar a equipa sobre o contacto da criança com outras pessoas que tenham manifestado qualquer tipo de doença.

·         MATERIAL NECESSÁRIO
Aos pais pede-se que não deixem as crianças levar brinquedos ou outros objetos não necessários de casa para o Pré-escolar (ex; mochilas/sacos de casa). Todos os objetos permitidos a entrar na instituição devem ir num saco descartável (plástico ou papel), devidamente desinfetado.
ü  Apenas devem levar uma garrafa para a água, identificada e que será devidamente desinfetada na instituição;
ü  Duas mudas de roupa lavada;
ü  Sempre que vá roupa suja para casa, esta deverá ser lavada a 60º.
A roupa suja deve ir para casa em saco plástico, fechado;
ü  Fraldas, toalhitas, chupetas e outros objetos estritamente necessários;
ü  Uns sapatos, para serem utilizados dentro das salas, que serão levados à sexta-feira para casa para serem devidamente desinfetados;
ü  Apela-se à desinfeção das roupas e chupetas da criança diariamente.

·         COMUNICAÇÃO
A caderneta do Pré-escolar deixará de circular. Os pais e a equipa devem assegurar a passagem da informação relativa à criança sempre que possível, pelos canais digitais, ou contato da instituição, de modo a que, na adaptação a esta nova realidade, haja articulação e continuidade entre o Jardim de Infância e a família.

Nesta fase, estão canceladas festas e reuniões de encarregados de educação presenciais.



O plano de contingência encontra-se em www.cpssbeja.pt

Beja , 27 de Maio de 2020

A Direcção
Henrique Martins
Edmundo de Sá 
Raquel Veloso 
Francisco Trindade 
Mercês Nascimento 

Sem comentários: